IRPF 2016: tire suas dúvidas aqui

 

Como o prazo final para a entrega do Imposto de Renda 2016 é o dia 29 de abril, o Nucleos – para auxiliar os seus participantes no correto preenchimento da declaração – realizou a entrevista a seguir com um especialista no assunto: Leônidas P. Quaresma, supervisor de Equipe de Fiscalização da 10ª Delegacia da Receita Federal no Rio de Janeiro. De maneira objetiva, Leônidas esclarece algumas das mais frequentes dúvidas dos contribuintes e, em particular, daqueles com o perfil dos participantes ativos e assistidos do Instituto.

 

Informações aos Assistidos:
Dedução mensal de contribuições dos assistidos
na base de cálculo do Imposto de Renda

 

 

Plano de Custeio 2016-2017 é aprovado

 

Como ocorre anualmente, o Conselho Deliberativo aprovou em sua 181ª Reunião Ordinária realizada no dia 15/02/2016, o novo Plano de Custeio (para o período de 1º de abril de 2016 a 31 de março de 2017), que é, de forma resumida, o orçamento geral do Plano Básico de Benefícios – PBB. O Plano de Custeio define os recursos necessários para o pagamento de todas as aposentadorias e pensões até a data estimada da extinção do último benefício (provisões matemáticas).

Trata-se de um trabalho técnico denominado "avaliação atuarial", que é realizado por profissionais ou empresas de consultoria especializadas. A avaliação atuarial leva em conta diversos aspectos, como, por exemplo, a expectativa de vida dos participantes e o retorno provável dos investimentos. Ao final de cada ano verifica-se a diferença entre aquilo que é estimado na avaliação atuarial e o que é efetivamente realizado, o que resulta em sobras (superávit) ou falta de recursos (déficit).