Edição especial X
“Raio-X” do Nucleos – 4º Trimestre de 2017


O Nucleos encerrou o quarto trimestre ultrapassando a Meta Atuarial, confirmando a expectativa apontada no último Nuclin Express Gerencial, obtendo, inclusive, desempenho superior à mediana das fundações gestoras de planos da categoria de Benefício Definido*.

A queda da taxa de juros e a alta do valor das ações na bolsa de valores contribuíram para o bom desempenho ao longo de 2017, apesar das fortes oscilações ocorridas no mercado. O cumprimento da meta em 2017 foi auxiliado pelo baixo nível da inflação. Como exemplo, o INPC, índice de inflação atrelado ao passivo do Nucleos, acumulou em 2017 variação de 2,07% – o menor patamar desde a implantação do Plano Real.

Em retrospectiva, ao avaliar o resultado dos segmentos de aplicação, observamos que 2017 foi disperso e difícil para a gestão dos recursos, e como foi fundamental a gestão ativa da equipe de investimentos. A renda fixa e a renda variável (principais segmentos de aplicação) apresentaram inconstância de resultados ao longo do ano; em alguns trimestres os resultados foram positivos e em outros, negativos.

O ambiente político nacional foi determinante para direcionar o mercado em diversos momentos ao longo do ano – os preços dos ativos mudavam de acordo com as notícias divulgadas. No entanto, a grande liquidez dos mercados internacionais, associada à melhora dos indicadores da economia doméstica, predominaram e impulsionaram de forma substancial os investimentos durante 2017, em particular nos últimos seis meses.

O mercado aponta que 2018 será tão ou mais desafiador que 2017, com muitas oscilações derivadas do ambiente político que cerca as eleições presidenciais. Desta forma, o cumprimento da Meta Atuarial, principalmente para os planos da categoria Benefício Definido, exigirá dos dirigentes de fundos de pensão capacidade técnica e ativismo no gerenciamento dos recursos, fatores plenamente encontrados na gestão de investimentos do Nucleos.

* Conforme estudo desenvolvido pela Aditus - consultoria financeira de risco - com 108 fundos de pensão da sua base de clientes.

A seguir, o participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:

  • Investimentos: distribuição dos recursos e rentabilidades (no período, no mês, por segmento e composição detalhada);
  • Financeiro: contribuições das patrocinadoras e dos participantes;

Destacamos, ainda, algumas ações de interesse do participante, que serão realizadas no primeiro trimestre de 2018:

  • Produção do Relatório Anual de Informações 2017

  • Início do Ciclo de Palestras nas patrocinadoras para apresentar os resultados do Nucleos em 2017 e as expectativas para 2018;

  • Processo de recadastramento dos participantes assistidos nos respectivos meses de aniversário;

  • Adesão ao Código de Autorregulação em Governança de Investimento da Abrapp;

  • Adesão ao Código de Princípios Éticos e de Condutas para o Regime Fechado de Previdência Complementar da Abrapp;

  • Divulgação dos calendários de pagamentos dos assistidos 2018 no site do Nucleos;

  • Divulgação dos reajustes dos benefícios pagos pelo Nucleos em nosso site.

Uma boa leitura!

Diretoria Executiva