Pesquisa de opinião revela satisfação elevada dos participantes com o Nucleos
Do total da amostra, 87,6% consideraram o Instituto “excelente” ou “bom”

 

A Pesquisa de Satisfação 2018 do Nucleos foi elaborada seguindo uma metodologia quantitativa, com um total de 27 perguntas estruturadas em questionário eletrônico, acessado por meio de links individuais (um link para cada participante sorteado para responder à pesquisa). Realizada por uma empresa independente e especializada, a pesquisa revelou que os participantes do Nucleos avaliam a entidade de forma positiva: 87,6% do total da amostra consideraram o Instituto “excelente” ou “bom”. Essa amostra envolveu 514 participantes do universo de 4.745; ou seja, mais de 10% do total de participantes ativos, aposentados, pensionistas e em auxílio-doença.

A afirmativa “Eu recomendaria a adesão ao Fundo de Pensão do Nucleos a um novo empregado da minha patrocinadora” obteve a concordância de 84,2% dos entrevistados. Esse percentual é elevado em todos os segmentos analisados (por situação do participante, sexo, faixa etária, patrocinadora e estado/UF).

Os participantes também foram indagados sobre qual seria a primeira palavra que vem à sua mente quando pensam no Nucleos. O grupo de sinônimos mais citados foi aquele com palavras que remetem a “Aposentadoria/Complementação/Benefício”, que recebeu citações de 170 respondentes. Além disso, 118 participantes citaram que “Segurança” é a principal palavra que vem à mente ao pensarem no Nucleos.

Avaliação das principais áreas de serviços prestados aos participantes

COMUNICAÇÃO: os canais de comunicação do Nucleos, em geral, foram aprovados por 80,5% dos participantes, sendo que o site do Instituto recebeu a aprovação de 84,4% dos respondentes. O canal preferido são os boletins eletrônicos por e-mail (80,8%).

ATENDIMENTO: detectou-se que aproximadamente 250 dos entrevistados solicitaram ao Instituto algum tipo de informação, serviço ou orientação nos últimos 12 meses, e que 87,5% desses entrevistados classificaram a qualidade do Atendimento do Instituto como “excelente” ou “boa”.

PLANO DE BENEFÍCIOS: 71,4% dos participantes concordaram totalmente ou em parte com a afirmativa “Sinto segurança e confiança no Plano Básico de Benefícios oferecido pelo Nucleos”. Nesta edição da pesquisa, as avaliações de satisfação foram maiores entre os grupos de assistidos (aposentados, pensionistas e em auxílio-doença), justamente aqueles que já experimentam o recebimento dos benefícios e que, talvez, podem melhor avaliar a importância do Instituto e do plano. O grau de aprovação (somatório das avaliações “excelente” e “bom”) do Plano de Benefícios por esse grupo alcança 95,1% entre aposentados e 100% entre pensionistas e participantes em auxílio-doença. Já os benefícios do plano foram considerados “muito vantajosos” ou “vantajosos” por 59,3% do total da amostra e por 66,9% dos aposentados.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PREVIDENCIÁRIA: o site Saber e Poupar, lançado há quase um ano, é considerado importante iniciativa de Educação Financeira e Previdenciária por 91,2% dos participantes que o conhecem. O percentual dos participantes que o acessaram é 31,2%.

Agradecimentos

O Instituto agradece a colaboração dos participantes que foram sorteados e que se dispuseram a responder à pesquisa, o que gerou informações bastante relevantes para que a entidade possa direcionar seus esforços para a melhoria contínua de sua administração e dos serviços prestados aos seus participantes, seguindo sempre as melhores práticas de governança corporativa: equidade, prestação de contas, transparência, ética e zelo pela perenidade do Instituto.