Edição especial XIII
“Raio-X” do Nucleos – 3º Trimestre de 2018


A proximidade das eleições presidenciais no País e a guerra comercial promovida entre as duas maiores potências econômicas do mundo, Estados Unidos e China, foram os fatores que mais contribuíram para o comportamento instável do mercado brasileiro de ativos financeiros no terceiro trimestre deste ano. Paralelamente, os episódios envolvendo as economias de Turquia e Argentina — cujas moedas desvalorizaram fortemente — aumentaram a percepção de risco no mercado internacional, principalmente para os países emergentes, como o Brasil. No âmbito interno, as incertezas associadas ao período eleitoral, em um quadro fiscal ainda marcado por desajuste estrutural significativo, também foram catalisadoras para o aumento da volatilidade. Mesmo assim, a rentabilidade acumulada do Nucleos entre julho e setembro deste ano, de 2,35%, superou a meta atuarial, de 1,93%.

Por ser um fundo de pensão, o Instituto tem como principal estratégia os investimentos de longo prazo. No entanto, em função de eventos pontuais e/ou a partir da recente definição do novo governo, os recursos podem ser realocados, realizando deslocamentos entre os segmentos de aplicação e de classes de ativos. Para tanto, contudo, será necessário aguardar o estudo e recomendações de Asset Liability Management (ALM), ora em fase de elaboração. Mas é provável que — caso a equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro se mostre mais comprometida com as reformas estruturais das quais o Brasil precisa — haverá natural valorização dos ativos financeiros, e isso ajudará em eventual cumprimento da meta atuarial do Nucleos em 2018.

O participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:

  • Investimentos: distribuição dos recursos e rentabilidades (no período, no mês, por segmento e composição detalhada);
  • Financeiro: contribuições das patrocinadoras e dos participantes;

Destacamos, ainda, algumas ações de interesse do participante, que serão realizadas no quarto trimestre de 2018:

- Prosseguimento ao processo de renovação do parque tecnológico do Nucleos;
- Participação do Nucleos no treinamento “Aprendendo com o Padrão Disney de Excelência”;
- Processo de recadastramento dos participantes assistidos nos respectivos meses de aniversário;
- Cadastramento dos Beneficiários Previdenciários reconhecidos pelo INSS.

Uma boa leitura!

Diretoria Executiva