Edição especial
"Raio-X" do Nucleos será produzido e distribuído aos participantes a cada três meses

Aos participantes ativos e assistidos,

Ao assumir a Presidência do Nucleos, em fins de setembro do corrente ano, pautei que minha gestão seria norteada pela segurança do patrimônio dos participantes, seguindo os princípios das melhores práticas de governança corporativa, entre os quais a transparência e a comunicação com os participantes e patrocinadoras, sendo essa a principal razão deste informativo.

Para servir de marco inicial de nossa gestão, apresentamos, a seguir, um Relatório Gerencial sobre a situação do Nucleos em 30 de setembro de 2015. Para isso, utilizamos breves análises, tabelas e gráficos em uma linguagem simples e direta – para propiciar uma leitura fácil para todos, sem jargões técnicos.


A Lei Complementar 109/2001 determina a observância do princípio da transparência como diretriz para as relações entre os Fundos de Pensão, seus participantes e assistidos. Assim, para aprimorar o cumprimento dessa determinação, a cada trimestre será elaborado e distribuído um Relatório Gerencial, nos moldes do presente, comunicando a situação da gestão do Plano Básico de Benefícios – PBB. Eventuais alterações relevantes em observância às normas vigentes serão informadas a qualquer momento.

Finalizando, estamos abertos para receber sugestões, visando aprimorar e aprofundar as informações que forem julgadas necessárias.

Armindo D'Ascenção Silva
Presidente do Nucleos



Relatório Gerencial -30/09/2015


Você poderá acompanhar os gráficos e tabelas clicando nos assuntos abaixo:

Destacamos também as ações a serem realizadas para o 4º trimestre:

  • Proposta Orçamentária para 2016;

  • Política de Investimentos do Plano de Gestão Administrativo (Custeio/2016);

  • Política de Investimentos do Plano Básico de Benefícios para 2016;

  • Estudo do ALM (Asset Liability Management), que orienta a Política de Investimentos;

  • Continuidade no desenvolvimento do Plano de Contribuição Variável - CV;

  • Manual de Investimentos;

  • Balancete do 3º Trimestre;

  • Análise dos atuais contratos de prestação de serviços.