NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

MENU

Resultado dos Investimentos do Nucleos em Abril de 2023

Há quase um consenso no mercado financeiro de que o cenário externo é o principal fator de risco para os países emergentes, incluindo o Brasil. Isso se dá em grande medida pela relevância da economia americana e o impacto que causa nas demais economias.

Entretanto, passado o estresse no mês de março, provocado pela quebra de bancos regionais nos EUA e a constante preocupação com a inflação e taxa de juros, o mês de abril foi de poucos eventos relevantes no ambiente externo. Esta constatação poderia indicar que o comportamento do mercado local teria poucas oscilações. Ocorreu que o texto do novo arcabouço fiscal, apesar de algumas críticas, gerou expectativa de efetiva contribuição para estabilização da dívida pública.

Seguindo a máxima de que o mercado sempre antecipa os fatos, a curva de juros de longo prazo caiu de forma acentuada e refletiu positivamente no desempenho das NTN-Bs, principal ativo de renda fixa da carteira de investimentos do Plano Básico de Benefícios – PBB administrado pelo Nucleos. Da mesma forma, o Ibovespa, principal índice de referência de bolsa de valores no Brasil, valorizou em 2,50%.

Em decorrência da sua composição, principalmente em títulos públicos e ações, a carteira de investimentos do PBB oscilou positivamente em 2,38%, ante uma Meta Atuarial positiva de 1,00%.

O quadro a seguir identifica a situação atuarial e financeira do PBB até o mês de abril/2023:

Os planos de Contribuição Definida das patrocinadoras ficaram no campo positivo, sendo: INB  0,85%; Eletronuclear e Nuclep 0,87%. Todos ante uma meta de rentabilidade positiva de 0,86%.

Os planos de Contribuição Definida apresentaram os seguintes desempenhos, já descontado todo o custeio administrativo:

Compartilhe: