NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

MENU

Resultado dos Investimentos do Nucleos em Maio de 2023

O mês de maio foi marcado por importantes eventos. Do lado internacional, o período teve como destaques a continuidade do ciclo de alta dos juros pelos Bancos Centrais Americano e Europeu, negociações em torno do teto da dívida do governo dos Estados Unidos e algum grau de preocupação com as perspectivas para o crescimento global.

No Brasil, o avanço do projeto sobre o novo arcabouço fiscal no Congresso, que contribuiu para afastamento do risco de descontrole da dívida pública, e a divulgação de menores índices de inflação aumentaram as expectativas de redução das taxas de juros pelo Banco Central nas próximas reuniões.

Esse quadro criou um ambiente positivo para os ativos financeiros brasileiros, traduzido em valorização, tanto para os ativos de renda fixa quanto para os de renda variável.

Foi um mês muito positivo, em que todos os planos administrados pelo Nucleos superaram as suas respectivas metas de referência, não só no mês como no acumulado do ano.

O Plano Básico de Benefícios (PBB) no mês de maio registrou uma rentabilidade positiva de 3,88% ante uma meta atuarial de 0,83% e, no ano, respectivamente, uma rentabilidade acumulada de 5,74% contra 5,22% da meta atuarial.

O quadro a seguir demonstra a situação atuarial e financeira do PBB até o mês de maio/2023:

Os Planos de Contribuição Definida das patrocinadoras ficaram igualmente no campo positivo, sendo: INB  0,83%; Eletronuclear 0,88%; e Nuclep 0,82%. Todos ante uma meta de rentabilidade positiva de 0,69%.

Os Planos de Contribuição Definida apresentaram os seguintes desempenhos, já descontado todo o custeio administrativo:

Compartilhe: