Edição especial IX
“Raio-X” do Nucleos – 3º Trimestre de 2017


Uma evidente melhora na expectativa do ambiente econômico brasileiro possibilitou a redução da taxa de juros que associada a forte liquidez nos mercados internacionais, explicam, em grande medida, o resultado financeiro bastante positivo do Nucleos no terceiro trimestre deste ano. O destaque do período foi a Renda Variável, que apresentou a melhor performance entre os diversos segmentos em que o Instituto distribui seus recursos. Esse bom desempenho impactou de forma relevante o resultado global do Nucleos em função do nível de alocação que a entidade possui em Renda Variável – acima da média das fundações.

Quanto aos demais segmentos, como os de Renda Fixa e Investimentos Estruturados, os mesmos obtiveram retorno acima da meta atuarial. Cabe ressaltar que o segmento de Imóveis apresentou um desempenho inferior à meta atuarial, fruto do momento de retração do setor – em especial no Rio de Janeiro, onde está localizada a carteira de imóveis do Nucleos.

Para o quarto trimestre e fechamento de 2017, o quadro mantém-se positivo. O mercado financeiro do País vive um momento singular de melhora das expectativas, mas, simultaneamente, de extrema atenção para algum acontecimento atípico que possa reverter tal tendência. Internamente, o ambiente político pode, a qualquer momento, produzir um fato novo e relevante (como foi o caso da divulgação da delação dos executivos da JBS, em maio deste ano), bem como a frágil situação fiscal do país. No campo internacional, um eventual aumento da tensão entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte pode criar um evento de consequências imprevisíveis nos mercados globais. Mesmo assim, dentro do possível, a carteira do Nucleos está tecnicamente distribuída e posicionada de forma a tornar menos intensos os efeitos negativos de uma crise inesperada.

Ainda em relação ao cenário de curto e médio prazos, não há qualquer alteração prevista referente a participação nos leilões de infraestrutura na Política de Investimento do Instituto. Sob o ponto de vista do segmento de Previdência Complementar, as Entidades Fechadas – entre elas o Nucleos – devem fechar 2017, de modo geral, com desempenho superior à meta atuarial.

  • Investimentos: distribuição dos recursos e rentabilidades (no período, no mês, por segmento e composição detalhada);
  • Financeiro: contribuições das patrocinadoras e dos participantes;

Destacamos, ainda, algumas ações de interesse do participante, que serão realizadas no quarto trimestre de 2017:

  • Recadastramentos dos participantes ativos;

  • Cadastramento dos Beneficiários Previdenciários reconhecidos pelo INSS;

 

Uma boa leitura!

Diretoria Executiva