NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

MENU

Resultado dos investimentos do Nucleos no 2º trimestre de 2021

No segundo trimestre de 2021, os ativos brasileiros tiveram um melhor desempenho quando comparados ao trimestre anterior.

Destacam-se como fatores que contribuíram para essa melhor performance: 1) a percepção dos investidores de que a inflação americana não sairá de controle; 2) divulgação de dados relacionados à atividade econômica melhor em nível global, muito embora esse aumento da atividade tenha provocado pressões inflacionárias em diversos países tais como Brasil e Estados Unidos; 3) o avanço da vacinação, inclusive no Brasil. No ambiente doméstico, acrescente-se a aprovação do orçamento e a divulgação do PIB do primeiro trimestre, o qual superou positivamente as estimativas dos agentes financeiros.

Assim, no Nucleos, o segmento de renda variável foi o que apresentou a melhor rentabilidade para este período, registrando valorização de 8,50%. Na sequência vieram o segmento estruturado, com alta de 3,74%, empréstimos, com 3,62%, renda fixa, com 1,56% e por fim, o segmento de imóveis, com rentabilidade negativa de 0,06%. Diante desse cenário, a rentabilidade do Programa de Investimentos no segundo trimestre foi positiva em 4,23%, ante uma meta atuarial de 3,26%.

Pelo exposto, a rentabilidade dos investimentos acumulada até junho/2021 ficou em 2,63% frente a uma meta atuarial de 6,64%, e a posição patrimonial do Plano Básico de Benefícios – PBB registrou um Patrimônio de Cobertura (Ativo Líquido) de R$ 4.203,9 milhões e Provisões Matemáticas de R$ 4.398,8 milhões, resultando num déficit acumulado equivalente a 4,43% das provisões matemáticas.

O participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:

O Nucleos realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação para avaliar o seu atendimento junto aos participantes. Ao fim é possível analisar os canais de comunicação mais utilizados, os assuntos mais mencionados e o nível de satisfação dos participantes com o atendimento do Instituto. Confira o relatório dessas pesquisas referente ao 2º trimestre de 2021.

Compartilhe: