NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

MENU

Conheça o Plano de Contribuição Variável (CV) do Nucleos

Novo modelo de plano de benefícios é dirigido aos futuros empregados
das patrocinadoras e àqueles que não aderiram ao plano atual (BD)

O mercado de fundos de pensão no Brasil sofreu nas últimas décadas profundas mudanças – e a mais significativa, sem dúvida, foi a busca por um modelo de plano de benefícios que permitisse um maior controle dos riscos, particularmente, os riscos atuarial e financeiro, e que alcançasse um maior número de empregados. Por conta disso, muitos fundos de pensão fecharam seus respectivos Planos de Benefício Definido (BD) e criaram Planos de Contribuição Definida (CD) ou de Contribuição Variável (CV).

Nesse contexto, a administração do Nucleos, por solicitação de suas patrocinadoras (Eletronuclear, INB e Nuclep), vem trabalhando na estruturação de um novo plano de benefícios a ser oferecido aos futuros empregados das empresas e àqueles que não aderiram ao atual plano (BD), grupo que, no total, e nas três empresas, representa aproximadamente 650 empregados.

Assim, a proposta é pela criação de um Plano de Contribuição Variável (CV) para cada patrocinadora, sem solidariedade e com regulamentos idênticos, não sendo permitida a migração do atual plano (BD) para o novo plano (CV).

Com a implantação do Plano CV, o Plano BD será automaticamente fechado: portanto, não admitirá novas adesões, ficando, assim, restrito aos seus atuais participantes ativos, aposentados e pensionistas.

É importante destacar que, com o fechamento do Plano BD, o mesmo não sofrerá qualquer alteração em sua regulamentação e política de investimentos, permanecendo a contribuição paritária entre patrocinadoras e participantes.

Os Planos de Contribuição Variável (CV) são planos onde o participante, através de sua contribuição, juntamente com a contribuição da patrocinadora, constrói sua própria conta, que será convertida em benefício de aposentadoria. O valor do benefício não é definido – vai depender principalmente do montante individual acumulado por cada participante.

O processo de implantação do Plano CV encontra-se em fase de aprovação pelas patrocinadoras e, na sequência, será encaminhado para os seus respectivos ministérios e à Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, órgão regulador que fará a avaliação final do processo.

Os avanços e atualizações a respeito desse processo serão periodicamente informados aos participantes por meio dos diversos canais de comunicação do Nucleos, incluindo este, o Nuclin Express. Paralelamente, o Instituto preparou um guia de perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas sobre o novo Plano CV. Você pode acessá-lo no site no “Tira Dúvidas” (menu O Nucleos > Tira Dúvidas > Plano de Contribuição Variável) ou diretamente, aqui.

Compartilhe: