NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

MENU

Home > Noticias

Resultado dos Investimentos do Nucleos no 2º trimestre 2022

O cenário macroeconômico no segundo trimestre de 2022 foi marcado por muitas incertezas nos mercados financeiros nacional e internacional. Este movimento se acentuou pela crescente preocupação com a desaceleração da atividade econômica global, motivada pela intensificação de fatores que já há algum tempo vêm afetando o comportamento dos mercados decorrente da pandemia e agravado com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Adicionalmente, como resultado da alta persistente da inflação nos Estados Unidos e Europa, cresceu a preocupação com uma política monetária mais austera por parte dos Bancos Centrais, leia-se, aumento das taxas de juros, que poderia acarretar recessão nas principais economias.

O governo brasileiro adotou diversas medidas para estimular a economia, dentre elas a redução de impostos, a liberação de FGTS, o adiantamento de 13º para aposentados, a desoneração de impostos sobre combustíveis, o aumento de benefícios sociais e outras de impacto menor, que resultaram na revisão do crescimento do PIB em 2022. Entretanto, essas medidas trouxeram preocupações quanto ao equilíbrio fiscal das contas do governo, ocasionando a desvalorização da bolsa de valores (ações), do real frente ao dólar, bem como a alta dos juros domésticos.

Esses fatores contribuíram para deterioração dos preços dos ativos do Nucleos. Contudo, a par do déficit acumulado apresentado em junho e face ao aumento das Provisões Matemáticas, que é corrigida pela inflação, os investimentos do Plano Básico de Benefícios – PBB fecharam o semestre com rentabilidade positiva de 0,75%.

Considerando a rentabilidade líquida do custeio administrativo, os Planos de Contribuição Definida – Plano CD das patrocinadoras Eletronuclear, INB e Nuclep apresentaram, respectivamente, desempenho positivo no segundo trimestre de 2,89%, 2,92% e 2,91%, contra meta de rentabilidade de 2,95% e CDI de 2,91%, no mesmo período.

Estamos há mais de dois anos convivendo com vários tipos de crises, já exaustivamente tratadas em nossos comunicados anteriores e publicados no site do Nucleos, de todo modo, queremos reforçar que o Nucleos vem trabalhando firme para minimizar os efeitos desse cenário difícil que impactam severamente a rentabilidade dos investimentos.

Ressaltamos que o Nucleos tem efetuado palestras às patrocinadoras e participantes sobre o Resultado dos Investimentos do PBB, decorrente da volatilidade do cenário econômico conjuntural acima mencionado.

O participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:

O Nucleos realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação para avaliar o seu atendimento junto aos participantes. Ao fim é possível analisar os canais de comunicação mais utilizados, os assuntos mais mencionados e o nível de satisfação dos participantes com o atendimento do Instituto. Confira o relatório dessas pesquisas referente ao 2º trimestre de 2022.

Compartilhe: