NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

MENU

Resultado dos Investimentos do Nucleos em Janeiro de 2023

Sem identificar o motivo da correlação ou apontar o que é causa e o que é consequência, normalmente, quando o ambiente econômico está favorável para os ativos de risco – em especial para a bolsa de valores, também ocorre efeito positivo para os ativos de renda fixa pré-fixado e atrelado a um índice de inflação, como são as NTN-Bs, o mais relevante ativo da carteira do principal plano de benefícios administrado pelo Nucleos, o PBB.

Todavia, a teoria acima não se confirmou em janeiro. Enquanto as ações apresentaram desempenho positivo, representado pelo índice Ibovespa, de 3,37%, as NTN-Bs, representadas pelo IMA- B 5+, tiveram desempenho negativo de 1,26%.  Os comportamentos da renda variável e da renda fixa em direções contrárias se justificaram pelos seguintes motivos:

  1. No ambiente externo houve um abrandamento no discurso em relação ao aperto monetário dos principais Bancos Centrais, em especial do Federal Reserve – Fed, autoridade monetária americana, em função de uma leitura de inflação mais suave ao redor do mundo;
  2. A China sinalizando que pode promover reabertura completa e encerrar a política de Covid Zero; e
  3. A incerteza fiscal no Brasil, conjugado com deterioração das expectativas de inflação e a condução da política monetária pelo Banco Central.

Se por um lado, os dois primeiros motivos contribuíram para um bom desempenho da bolsa no mês, como já foi relatado, o terceiro motivo foi determinante para elevação da curva de juro futuro, que refletiu negativamente na renda fixa, sobretudo no desempenho das NTN-Bs.

Com isso os investimentos do Plano Básico de Benefícios – PBB, em que pese o desempenho negativo da renda fixa, variaram positivamente em 0,22%, ante uma meta atuarial positiva de 0,93%.

O quadro a seguir apresenta a situação atuarial e financeira do PBB:

Os Planos de Contribuição Definida das patrocinadoras ficaram no campo positivo, sendo: INB 0,88%; Eletronuclear e Nuclep 0,95%. Todos ante uma meta de rentabilidade positiva de 0,79%.

Os planos apresentaram os seguintes desempenhos, já descontado todo o custeio administrativo:

Compartilhe: