NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

MENU

Resultado dos Investimentos do Nucleos em Julho de 2023

O mês de julho evidenciou, sobremaneira, o quanto a Política Monetária influencia o preço dos ativos financeiros no curto prazo, tanto no Brasil quanto nos mercados externos.  Nos EUA e na União Europeia as autoridades monetárias suavizaram os discursos sobre a condução das taxas de juros. Já no Brasil, foi criada a expectativa pela primeira queda da taxa básica de juros (Selic), após um ciclo de alta, que durou mais de dois anos, com início em março de 2021. Corroborando a expectativa do mercado, em 02 de agosto, o Copom reduziu a taxa Selic em 0,50 pontos para 13,25% a.a. Somado ao ambiente de política monetária mais ameno, a China sinalizou novas políticas de estímulo à economia, fato que favoreceu o mercado acionário dos países emergentes.

As políticas monetárias mais brandas e as sinalizações chinesas contribuíram para bons resultados observados nas taxas de juros de curto prazo e, em especial, para a boa performance do mercado acionário, que no Brasil tem forte influência do setor de commodities.

Como consequência dos fatores acima, o Ibovespa, principal índice brasileiro de ações, apresentou valorização no mês de julho de 3,27%, enquanto o IMA-B 5+, que representa as NTN-Bs de longo prazo, principal ativo de renda fixa, se valorizou em 0,81%.

Em julho, a carteira de investimentos do Plano Básico de Benefícios – PBB apresentou valorização de 1,50%, ante uma Meta Atuarial de 0,38%.

O quadro a seguir identifica a situação atuarial e financeira do PBB até o mês de julho/2023:

Os Planos de Contribuição Definida das patrocinadoras ficaram igualmente no campo positivo, sendo INB 0,98%; Eletronuclear 0,98%; e Nuclep 0,99%. Todos ante uma meta de rentabilidade positiva de 0,24%.

Os Planos de Contribuição Definida apresentaram os seguintes desempenhos, já descontado todo o custeio administrativo:

Compartilhe: