NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

MENU

Resultado dos investimentos do Nucleos em novembro de 2020

O mês de novembro foi marcado pela forte liquidez internacional e as boas notícias sobre o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. Em que pese a situação fiscal brasileira, estes dois fatores contribuíram de forma relevante para o bom desempenho dos investimentos e a retomada da confiança pelos investidores. Outros dois fatores também contribuíram para o desempenho dos investimentos no mês: a definição das eleições americanas, com vitória do candidato Joe Biden, que trouxe mais tranquilidade para os mercados, e a recuperação da economia chinesa, que implica em valorização do preço das commodities e favorece países emergentes como o Brasil.

Internamente, ainda predomina as preocupações com os gastos públicos e os possíveis impactos no crescimento econômico daqui para frente, bem como com a inflação, que começa a dar sinais de crescimento. A combinação da pressão inflacionária com a situação fiscal elevou a curva de juros, refletindo diretamente nos preços dos ativos de renda fixa.

O desempenho dos investimentos do Nucleos foi marcado por forte recuperação da renda variável, com valorização de 15,90% do Ibovespa, assim como pela boa performance dos ativos de renda fixa, em particular das NTN-Bs, principal ativo deste segmento na carteira do Instituto. Como consequência, os investimentos apresentaram valorização de 4,64%. Com isso, o Plano Básico de Benefícios – PBB apresentou superávit no mês de novembro de R$ 115,985 milhões, gerando superávit acumulado de R$ 2,488 milhões, equivalentes a 0,06% das provisões matemáticas.

O quadro a seguir apresenta a situação atuarial e financeira do plano:

A reversão de resultado apresentada em novembro resulta da qualidade dos investimentos do Nucleos e da convicção de que o ambiente econômico está retomando sua normalidade, ainda que estejamos vivendo uma crise sanitária provocada pela pandemia.

A Diretoria Executiva do Nucleos reitera seu compromisso na busca das melhores alternativas para preservação e valorização dos recursos do Plano de Benefícios de seus participantes, por meio de uma gestão técnica e seguindo, sempre, as melhores práticas de governança corporativa.

Compartilhe: