NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

MENU

Home > Empréstimos > Passo a Passo

Passo a Passo

Se você é participante assistido (de qualquer Patrocinadora do Nucleos) ou participante ativo da Eletronuclear e do Nucleos, leia o passo a passo a seguir.

  • PRIMEIRO PASSO

    Leia atentamente as cláusulas gerais do contrato de abertura de crédito - empréstimos, que estão disponíveis aqui e em nosso setor de atendimento e devidamente registradas no Cartório do 1° Oficio de Registros de Títulos e Documentos da Comarca do Rio de Janeiro (RJ), sob o número 1784580. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso setor de atendimento para saná-las. Caso não tenha dúvidas e esteja de acordo com as condições contratuais, observe o segundo passo.

  • SEGUNDO PASSO

    Leia atentamente a instrução normativa 001/2012, na qual estão disciplinadas as regras para concessão dos empréstimos e os encargos contratuais. A referida instrução está disponível aqui e em nosso setor de atendimento e devidamente registrada no Cartório do 1° Oficio de Registros de Títulos e Documentos da Comarca do Rio de Janeiro (RJ), sob o número 1157115. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso setor de atendimento para saná-las. Caso não tenha dúvidas e esteja de acordo com os encargos contratuais e procedimentos para concessão de empréstimos, observe o terceiro passo.

  • TERCEIRO PASSO

    Leia atentamente as disposições do termo de adesão às cláusulas gerais do contrato e abertura de crédito empréstimos. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso setor de atendimento para saná-las. Caso não tenha dúvidas e esteja de acordo com as disposições, preencha o termo. Você poderá optar por entregar pessoalmente o termo na sede do NUCLEOS, caso em que é dispensado o reconhecimento de firma pelo Cartório de Notas. Caso opte por enviar o termo por correio ou portador, sua assinatura deverá ser acompanhada do reconhecimento de firma pelo Cartório de Notas. Alertamos que, em todos os casos, há necessidade de duas testemunhas com a devida identificação (não é necessário o reconhecimento de firma das testemunhas). Após ter lido, preenchido e entregue o termo de adesão, observe o quarto passo.

  • QUARTO PASSO

    Cumpridas as formalidades dos passos anteriores, você está apto a formular sua solicitação do empréstimo, que, como disposto nas cláusulas gerais do contrato de abertura de crédito - empréstimos, será objeto de avaliação pelo nosso setor de concessão. Assim, leia atentamente as disposições do formulário de solicitação de empréstimo. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso setor de atendimento para saná-las. Caso não tenha dúvidas e esteja de acordo com as disposições, preencha o formulário. Antes de entregar o formulário na sede do NUCLEOS, reflita sobre sua decisão em obter o empréstimo e tenha certeza de que é a melhor opção para você neste momento. Certifique-se, ainda, que os encargos contratuais são compatíveis com sua capacidade de pagamento e, se possível, faça uma pesquisa de mercado para compará-los com os encargos oferecidos por outras instituições. Certo de sua opção pelo empréstimo oferecido pelo NUCLEOS, ciente e de acordo com as regras e encargos contratuais, entregue ou envie o formulário, juntamente com os documentos que comprovem sua capacidade de pagamento e de endividamento mensal (por exemplo, contracheques dos últimos três meses). Lembre-se, ainda, que a área de concessão de empréstimos irá avaliar sua solicitação de empréstimo e, se for o caso, solicitar novos documentos. A simples entrega do formulário de solicitação não implica na obrigatoriedade de concessão do empréstimo. Depois de entregue o formulário, você poderá desistir da solicitação no prazo de 24 horas, contados da data do seu protocolo, em qualquer custo. Para tanto, deverá formalizar por escrito sua desistência.

  • QUINTO PASSO

    Após parecer favorável da área de concessão, o empréstimo será concedido observado o cronograma disponibilizado em nosso portal. As solicitações de empréstimos deverão ser formuladas em até 10 dias úteis antes das datas estipuladas para disponibilização dos recursos, conforme a instrução normativa 001/2012 de 25/01/2012.



  • Se você é participante ativo do INB ou da Nuclep, leia o passo a passo abaixo:

  • PRIMEIRO PASSO

    Leia atentamente a Instrução Normativa 001/2014 e seu anexo (Das Cláusulas Gerais do Contrato do Programa de Empréstimos aos Participantes Ativos Empregados das Patrocinadoras Indústrias Nucleares do Brasil S.A. – INB e da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. – Nuclep), registrada no Cartório do 1º Ofício do Registro de Títulos e Documentos da Cidade do Rio de Janeiro, RJ, sob o nº 3778195-1850322 e disponível para consulta aqui. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso setor de atendimento para saná-las. Caso não tenha dúvidas e esteja de acordo com as condições contratuais, observe o segundo passo.

  • SEGUNDO PASSO

    Leia atentamente as disposições do Termo de Adesão, disponível aqui. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso setor de atendimento para saná-las. Caso não tenha dúvidas e esteja de acordo com as disposições, preencha o Termo de Adesão. Você poderá optar por entregá-lo pessoalmente na sede do Nucleos, caso em que é dispensado o reconhecimento de firma pelo Cartório de Notas. Caso opte por enviar o termo por correio ou portador, sua assinatura deverá ser acompanhada do reconhecimento de firma pelo Cartório de Notas. Alertamos que, em todos os casos, há necessidade de duas testemunhas com a devida identificação (não é necessário o reconhecimento de firma das testemunhas). Após ter lido, preenchido e entregue o Termo de Adesão, observe o terceiro passo.

  • TERCEIRO PASSO

    Cumpridas as formalidades dos passos anteriores, você está apto a formular sua solicitação do empréstimo, que, como disposto nas Cláusulas Gerais que regem o Contrato do Programa de Empréstimos aos Participantes Ativos Empregados das Patrocinadoras Indústrias Nucleares do Brasil S.A. – INB e da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. – Nuclep, será objeto de avaliação pelo nosso setor de concessão. Assim, leia atentamente as disposições do formulário de solicitação de empréstimo. Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso setor de atendimento para saná-las. Caso não tenha dúvidas e esteja de acordo com as disposições, preencha o formulário. Antes de entregar o formulário na sede do Nucleos, reflita sobre sua decisão em obter o empréstimo e tenha certeza de que é a melhor opção para você neste momento. Certo de sua opção pelo empréstimo oferecido pelo Nucleos, ciente e de acordo com as regras e encargos contratuais, entregue ou envie o formulário, juntamente com a cópia dos contracheques dos últimos três meses. Lembre-se, ainda, de que a área de concessão de empréstimos irá avaliar sua solicitação de empréstimo e, se for o caso, solicitar novos documentos. A simples entrega do formulário de solicitação não implica na obrigatoriedade de concessão do empréstimo. Depois de entregue o formulário, você poderá desistir da solicitação no prazo de até 48 horas, antes da data prevista para a disponibilização do crédito em conta-corrente, sem qualquer custo. Para tanto, deverá formalizar por escrito sua desistência.

  • QUARTO PASSO

    Após parecer favorável da área de concessão, o empréstimo será concedido observado o cronograma disponibilizado em nosso portal. As solicitações de empréstimos deverão ser formuladas em até 10 (dez) dias úteis antes das datas estipuladas para disponibilização dos recursos, conforme disposto nas Cláusulas Gerais que regem o Contrato do Programa de Empréstimos aos Participantes Ativos Empregados das Patrocinadoras Indústrias Nucleares do Brasil S.A. – INB e da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. – Nuclep.