Nuclin Express nº 265: Nucleos mantém trajetória consistente na entrega de resultados e encerra o ano de 2025 com desempenho acima das metas em seus Planos de Benefícios

“Os resultados de dezembro e ao longo do ano de 2025 corroboram a dedicação e estratégia da gestão implementada pelo Nucleos. A rentabilidade acumulada em 2025 evidencia a consistência na entrega de resultados acima da meta atuarial e da mediana das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs), mapeadas pela Aditus Consultoria. O Nucleos reafirma sua posição como uma instituição sólida, focada na preservação de valor e na sustentabilidade de longo prazo dos Planos, fundamentada em uma gestão responsável, equilibrada e estrategicamente alinhada aos interesses de seus participantes e assistidos.”, declara a Diretoria Executiva.

Da esquerda para a direita: Luiz Claudio Levy (Diretor Financeiro); André Ribeiro Mignani (Presidente); Paulo Sergio Poggian (Diretor de Benefícios).

 

O Nucleos finalizou o mês de dezembro de 2025 com resultados positivos em todos os seus Planos de Benefícios, superando as metas estabelecidas para o período. O Plano Básico de Benefícios (PBB) registrou rentabilidade de 0,91% no mês de dezembro, novamente acima da meta atuarial de 0,67%. No acumulado do ano, o plano alcançou a rentabilidade de 14,30%, frente à meta atuarial de 9,75% (INPC + 5,63% ao ano).

 

O relevante resultado demonstra a assertividade da estratégia de alocação de ativos comunicada ao longo do ano. “A predominância de ativos indexados à inflação, carregados até o vencimento, alinhados à meta atuarial e ao passivo projetado do plano, contribuiu para redução de volatilidade, maior previsibilidade dos fluxos no longo prazo e ganhos acima da meta, considerando que a taxa média da carteira se encontra superior à taxa atuarial. Além disso, a gestão buscou melhor relação risco-retorno, com parte da carteira alocada em ativos de risco que influenciaram positivamente o resultado em 2025, como o segmento de renda variável nacional”, diz o Diretor Financeiro da entidade, Luiz Levy.

No período, o Plano PBB superou a mediana de rentabilidade dos Planos BDs, de 11,81%, considerando as EFPCs acompanhadas pela Aditus Consultoria, com uma amostra de 139 entidades e destacando o Nucleos entre os melhores resultados do segmento. O desempenho do exercício reforça o compromisso com a sustentabilidade atuarial e financeira do Plano no longo prazo.

 

Obs: O resultado contábil do Plano Básico de Benefícios (PBB) será disponibilizado após aprovação dos órgãos estatutários do Nucleos, cumprindo o prazo legal.

 

Todos os planos de Contribuição Definida (CD-INB, CD-Eletronuclear e CD-Nuclep) também apresentaram rentabilidades positivas no mês, de 1,17%, 1,15% e 1,17%, respectivamente, superando a meta de 0,54%. No acumulado do ano, os planos continuam registrando desempenho acima da meta de rentabilidade estabelecida, de INPC + 4,00% a.a, conforme exposto no gráfico abaixo.