No mês de dezembro de 2024, os Planos CD – INB, CD – Eletronuclear e CD – Nuclep registraram rentabilidades positivas de 0,86%, 0,80% e 0,83%, respectivamente. Todos ante uma meta de rentabilidade de 0,81%. No acumulado do ano passado, os três planos também apresentaram desempenho positivo: 10,33% (CD – INB), 10,21% (CD – Eletronuclear) e 10,27% (CD – Nuclep), todos acima da meta de rentabilidade de 8,96%.
Em relação ao Plano Básico de Benefícios, a rentabilidade dos investimentos, no mês de dezembro, apresentou um desempenho negativo de 1,36%, enquanto a meta atuarial registrou uma variação positiva de 0,95% (INPC + 5,79% a.a.). No acumulado do ano de 2024, o plano apresentou uma variação negativa de 1,19%, em comparação à meta atuarial positiva de 10,83%.
O resultado da avaliação atuarial demonstrou que o plano de benefícios apresenta, em 31/12/2024, um déficit técnico acumulado (resultado contábil) de R$ 313,26 milhões, equivalente a 6,64% das suas provisões matemáticas estruturadas em benefício definido, líquidas das provisões matemáticas a constituir.
Considerando o ajuste positivo de precificação, referentes às NTN-B marcadas na curva, de R$ 353,17 milhões, o resultado técnico ajustado tornou-se superavitário em R$ 39,91 milhões, o que corresponde a 0,85% das Provisões Matemáticas do Plano de Benefícios estruturado em Benefício Definido (BD), líquidas das provisões matemáticas a constituir. Portanto, do ponto de vista da análise de solvência, devido ao equilíbrio técnico ajustado positivo, pode-se concluir que o plano se encontra em equilíbrio econômico-atuarial.
O participante poderá acompanhar os gráficos e tabelas relativas aos principais dados do fechamento do período clicando em cada um dos assuntos abaixo:
- Participantes e assistidos: distribuição por patrocinadoras e tipo de vínculo;
- Posição Patrimonial: posição patrimonial do PBB, receitas e despesas previdenciais (contribuições e benefícios);
- Investimentos: distribuição dos recursos e rentabilidades (no período, no mês, por segmento e composição detalhada);
- Atendimentos: no período, no mês e por assunto; e
- Ações judiciais: total de ações em curso e por natureza.
O Nucleos realiza mensalmente uma pesquisa de satisfação para avaliar o seu atendimento junto aos participantes. Ao fim é possível analisar os canais de comunicação mais utilizados, os assuntos mais mencionados e o nível de satisfação dos participantes com o atendimento do Instituto. Confira o relatório dessas pesquisas referente ao 3º trimestre de 2024.