NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

NUCLEOS – Instituto de Seguridade Social

MENU

Comitiva de Angola realiza visita técnica ao Nucleos

Objetivo foi promover uma troca de conhecimentos e experiências relacionados
ao sistema de previdência complementar brasileiro

Na manhã do último dia 27 de junho, toda a Diretoria Executiva do Nucleos – Armindo D’Ascenção Silva, presidente, Luiz Claudio Levy Cardoso, diretor Financeiro, e Paulo Sérgio Poggian, diretor de Benefícios –, acompanhada pela assessora Jurídica Andreia Simões Alegre, reuniu-se com a equipe técnica da Caixa de Assistência Social da República de Angola, órgão vinculado ao Ministério do Interior daquele país, com o objetivo de estabelecer um espaço de intercâmbio de ideias para uma troca de conhecimentos e experiências sobre diversos aspectos ligados às estruturas e ao funcionamento do Instituto.

01

Durante a reunião, a Comitiva Angolana – composta por José Alexandre Manuel Canelas, diretor geral, Sandra Montenegro, do Departamento Jurídico, Françone Ucuassapi, assessora Técnica, Tereza Souto Maior, do Departamento de Proteção Social, Silvia Santo Cambol, do Departamento de Finanças, e pelos assessores Gilsomar Ferreira e Paulo Cesar dos Reis – pôde assistir às apresentações da Diretoria Executiva. Na ocasião, Armindo Silva fez duas exposições: uma sobre o sistema de previdência complementar como um todo e outra, em que apresentou os aspectos institucionais do Nucleos. Em seguida, Levy Cardoso abordou as atividades financeiras e de investimentos, incluindo a gestão dos ativos e passivos, a estrutura de alocação de ativos e, ainda, como são administrados os recursos da entidade. Por fim, Paulo Poggian descreveu a sistemática da concessão de benefícios e de empréstimos aos participantes ativos e assistidos, além do andamento dos trabalhos que visam à implantação do Plano de Contribuição Variável.

No decorrer de todas as apresentações houve debates e esclarecimentos e, ao final, a equipe de Angola ressaltou a importância do encontro, considerado bastante elucidativo, agregando muito aos seus propósitos. O Nucleos fez parte de uma ampla agenda de visitas durante esta semana da comitiva daquele país a diversas fundações de previdência complementar do Brasil.

Veja abaixo as fotos da visita técnica.

imagem

Compartilhe: